✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Imprensa não consegue circular livremente pelo Congresso

Imprensa não consegue circular livremente pelo Congresso
Countries
Cooperation areas

Source: Revista Oeste | Original Published At: 2025-06-05 01:51:16 UTC

Key Points

  • Jornalistas brasileiros enfrentaram restrições de acesso durante o 11º Fórum Parlamentar do Brics no Congresso Nacional.
  • A segurança alegou regras cerimoniais e pedido de delegações estrangeiras para limitar o acesso da imprensa local.
  • A imprensa internacional teve acesso diferenciado em comparação com a brasileira.
  • O cerimonial do Brics não respondeu a questionamentos sobre a discriminação.

Em um dia marcado pelo pedido de prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP), além das discussões sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o julgamento do Marco Civil no Supremo Tribunal Federal (STF), jornalistas não puderam transitar livremente pelo Congresso Nacional.

O Congresso realiza, até esta quinta–feira, 4, o 11º Fórum Parlamentar do Brics. A abertura oficial ocorreu pela manhã, com a presença dos presidentes Davi Alcolumbre (Senado), Hugo Motta (Câmara) e Geraldo Alckmin (em exercício com Lula na França).

+ Zambelli: ‘Decisão que determina minha prisão é ilegal, inconstitucional e autoritária’

Já na abertura do evento no plenário do Senado, jornalistas foram impedidos de acessar o espaço. A segurança do local alegou que profissionais de imprensa só poderiam participar da cerimônia acompanhados de assessores do Brics.

Pela manhã, o trânsito entre os salões verde (Câmara) e azul (Senado) estava liberado para os jornalistas. Porém, já no início da tarde, os jornalistas também foram impedidos de acessar a área.

A reportagem interpelou o cerimonial do evento sobre a proibição e foi informada que se tratava de “regras cerimoniais” durante todo o congresso do Brics. Mas, ao ser destacado que a proibição teria sido aplicada a partir do período vespertino, o integrante do cerimonial não soube explicar o motivo.

Já ao R7, o cerimonial alegou que houve um pedido das delegações estrangeiras para que fosse restringido o acesso da imprensa brasileira na área.

Cerimonial do Brics

A reportagem voltou a procurar o cerimonial e realizou os seguintes questionamentos:

Por qual motivo a imprensa está sendo limitada ao cercado do Salão Verde?

Por que o trânsito (que era livre até a manhã de hoje) entre os salões Verde e Azul foi proibido apenas para a imprensa brasileira?

Por que a imprensa não teve a entrada liberada para acompanhar a sessão de abertura e outros trabalhos do Brics, enquanto a imprensa internacional teve?

Qual o motivo para se dificultar e limitar o trabalho da imprensa brasileira?

Até a noite desta quarta-feira, não houve resposta. O espaço segue aberto.

Scroll to Top