✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão, diz Lula

Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão, diz Lula
Countries
Cooperation areas

Source: Poder360 | Original Published At: 2025-07-07 19:12:19 UTC

Key Points

  • Lula questiona a hegemonia do dólar como moeda padrão global
  • Defende criação de moeda unificada do Brics para facilitar comércio
  • Menciona resistência de países como a Índia e pressões dos EUA
  • Destaca necessidade de diálogo entre bancos centrais
  • Rússia e Dilma Rousseff apoiam proposta de moeda comum

Após cúpula do Brics, o presidente defende que o mundo precisa encontrar um jeito que a relação comercial “não precise passar” pela moeda norte-americana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta 2ª feira (7.jul.2025) que ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão de negociação do mundo, tampouco houve um fórum internacional para que isso fosse discutido.

“Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão. Em que fórum foi determinado? E obviamente que nós temos todas as responsabilidades de fazer isso com muito cuidado. Os nossos Bancos Centrais precisam discutir isso com os Bancos Centrais dos outros países, mas é uma coisa que não tem volta. Isso vai acontecendo aos poucos, e vai acontecendo até que seja consolidado”, disse a jornalistas depois da cúpula do bloco, no Rio.

A declaração do petista é um contraponto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). O norte-americano quer impor uma tarifa adicional de 10% para países alinhados às “políticas antiamericanas do Brics”. Em janeiro, Trump também disse que taxaria em 100% os países caso o grupo criasse uma moeda própria.

Segundo Lula, o mundo precisa encontrar um jeito que a relação comercial não precise passar pelo dólar. “Quando for com os EUA, ela passa pelo dólar, quando for com a Argentina, não precisa passar, quando for com a China, não precisa passar, quando for com a Índia, não precisa passar. Quando for com a Europa, discute-se em euro”, disse.

Uma moeda do Brics é alvo de resistência entre os próprios países do bloco, como a Índia. A Rússia defende a medida. A presidente do NBD, o Banco dos Brics, a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff, apoia a demanda russa. Seu mandato à frente do banco foi renovado em julho por indicação do presidente Vladimir Putin.

Scroll to Top