✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Lula conversa com presidente do México sobre tarifaço de Trump

Lula conversa com presidente do México sobre tarifaço de Trump
Cooperation areas

Source: Metrópoles | Original Published At: 2025-07-23 23:09:00 UTC

Key Points

  • Lula e Claudia Sheinbaum discutiram estratégias contra o tarifaço de Trump
  • México enfrenta tarifas de 30% dos EUA, enquanto o Brasil enfrenta 50%
  • México tenta negociar com EUA sem resultados concretos até agora
  • Brasil busca canais diplomáticos com EUA após anúncio de Trump
  • Lula propõe ampliação do acordo comercial Brasil-México para fortalecer relações econômicas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou na noite desta quarta-feira (25/7) com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. Segundo fontes palacianas, eles discutiram, por telefone, o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Assim como o Brasil, o México também foi alvo de retaliação comercial imposta pelo republicano. Os EUA anunciaram uma taxação de 30% a produtos mexicanos, também a partir do dia 1° de agosto. O governo Sheinbaum, porém, encontrou um caminho para negociar com a Casa Branca, apesar de ainda não ter conseguido resultados concretos públicos até o momento.

O Brasil, por sua vez, ainda tenta encontrar meios para negociar com os EUA. Desde que anunciou a taxação de 50% a produtos brasileiros, Trump não abriu canais diplomáticos. Quando impôs o tarifaço, o republicano afirmou que estava retaliando a os “ataques insidiosos” contra eleições, e ainda voltou voltou a criticar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo interlocutores, Lula buscou com Sheinbaum informações de canais para evitar o tarifaço no Brasil. Interlocutores do Planalto acreditam que os mexicanos poderiam colaborar, num momento em que as autoridades brasileiras patinam na busca por negociadores dos Estados Unidos.

Posição oficial
Apesar dos bastidores da conversa indicarem que eles trataram sobre o tarifaço, a nota oficial, divulgada logo após a ligação, falou em outros temas.

“Na conversa, o presidente Lula recordou o encontro que mantiveram durante a Cúpula do G7, no Canadá, e agradeceu a presença do chanceler mexicano na Cúpula do BRICS, no Rio de Janeiro”, diz trecho da nota.

Conforme a posição oficial, “o presidente Lula ressaltou a importância de aprofundar as relações econômicas e comerciais entre os dois países, principalmente diante do atual momento de incertezas”. Diante disso, ambos os presidentes concordaram com as datas de 27 e 28 de agosto para visita do vice-presidente Geraldo Alckmin ao México, acompanhado de delegação empresarial e de outros ministros brasileiros.

Como resultado da visita, Lula propôs o início de negociações para ampliar acordo comercial Brasil-México, que favoreça a expansão do fluxo comercial entre os dois países. Os dois presidentes destacaram os setores da indústria farmacêutica, agropecuária, de etanol, biodiesel, aeroespacial, bem como de inovação e educação como áreas estratégicas na relação bilateral.

滚动至顶部