Xi Jinping diz ver Brasil e China como exemplos no Sul Global
Source: Poder360 | Original Published At: 2025-08-12 09:07:06 UTC
Key Points
- Xi Jinping propõe cooperação Brasil-China como modelo para o Sul Global
- Acordo bilateral para alinhar estratégias de desenvolvimento nacional
- Condenação ao unilateralismo e protecionismo dos EUA
- Menciona guerra tarifária e impacto nas exportações de soja
- Referência à cúpula do BRICS e coordenação com outros membros
Presidente chinês fala em trabalhar pela autossuficiência e afirma apoiar o governo brasileiro na defesa da soberania nacional
O presidente da China, Xi Jinping (Partido Comunista Chinês), disse na 2ª feira (11.ago.2025) que pretende trabalhar em conjunto com o Brasil para que os países sejam exemplo de unidade e autossuficiência entre as nações do Sul Global. Ele apoiou o país na defesa da soberania nacional, numa referência às tarifas impostas pelos Estados Unidos.
As declarações foram feitas em uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo informações da agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
Xi falou em “aproveitar oportunidades, fortalecer a coordenação e alcançar resultados de cooperação mais mutuamente benéficos”. Segundo a agência, o líder chinês afirmou que o país asiático está ao lado do Brasil “na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos, instando todas as nações a se unirem na luta resoluta contra o unilateralismo e o protecionismo”.
O presidente chinês declarou que os 2 países podem “dar exemplo de solidariedade e autossuficiência entre as principais potências do Sul Global na construção de um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”.
A conversa telefônica foi feita a pedido de Lula. O presidente brasileiro elogiou o país pela sua adesão ao multilateralismo, à defesa das normas do livre comércio e o seu papel nos assuntos internacionais.
Xi Jinping lembrou que a relação entre China e Brasil está no melhor momento histórico.
Brasil e China assinaram um acordo que dá sequência a entendimentos firmados em 2024 e maio de 2025, nos quais os países se comprometeram a aproximar estratégias nacionais de desenvolvimento. O memorando foi publicado na 2ª feira (11.ago) no DOU (Diário Oficial da União).
Os presidentes conversaram sobre a guerra tarifária imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).
Também esteve na pauta o pedido feito pelo republicano para que os chineses quadrupliquem a compra de soja produzida nos Estados Unidos. A China é o maior parceiro comercial do Brasil e o grão é um dos principais produtos brasileiros exportados para o país asiático.