✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Em carta, Milei formaliza intenção de retirar a Argentina dos Brics

Source: CartaCapital | Original Published At: 2023-12-29 13:46:00 UTC

Key Points

  • Presidente argentino Javier Milei formalizou retirada do país dos Brics
  • Decisão contraria adesão negociada por Lula em 2023 com entrada prevista para 2024
  • Carta foi enviada ao Brasil, China, Índia e demais membros do bloco
  • Justificativa oficial: 'incorporação não é considerada oportuna'

O presidente da Argentina, Javier Milei, formalizou a intenção de retirar o seu país dos Brics. A oficialização do que até aqui era uma promessa de campanha foi feita nesta sexta-feira 29 em uma carta encaminhada ao governo do Brasil.

O teor do documento foi antecipado pelo jornal O Globo e pela emissora de TV GloboNews. O Itamaraty e o Planalto ainda não comentaram o tema de forma oficial.

Segundo o texto assinado por Milei, a entrada da Argentina no bloco não seria ‘oportuna’. O país, vale lembrar, aderiu ao Brics este ano junto com outros cinco países após negociação liderada por Lula (PT). A adesão passaria a valer em 1º de janeiro de 2024.

“Algumas decisões tomadas pela gestão anterior serão revisadas. Entre elas, encontra-se a criação de uma unidade especializada para a participação ativa do país no Brics”, escreveu Milei no trecho principal da carta divulgada pelos veículos.

“[…] Gostaria de informar que nesta fase a incorporação da República Argentina ao Brics como membro pleno a partir de 1º de janeiro de 2024 não é considerada oportuna”, finaliza então o ultradireitista.

O mesmo documento, informam sites argentinos, foi enviado aos governos da China e da Índia. É provável que os demais integrantes dos Brics – Rússia, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes também tenham recebido a carta do ultradireitista.

滚动至顶部