✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

‘Lula vai fazer de tudo pela paz na Ucrânia’, diz Zelenski após reunião com presidente brasileiro

‘Lula vai fazer de tudo pela paz na Ucrânia’, diz Zelenski após reunião com presidente brasileiro

Source: Estadão | Original Published At: 2025-09-24 17:54:43 UTC

Key Points

  • Zelenski agradece posição de Lula sobre cessar-fogo na Ucrânia
  • Líderes ucraniano e brasileiro planejam novo encontro para discutir comércio e economia
  • Lula intermediou conversa com Putin em maio que não resultou em negociações de paz
  • Relação entre Lula e Zelenski tem sido marcada por dificuldades de comunicação

ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira, 24, com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, nas Nações Unidas, em Nova York.

Na saída da reunião, Zelenski falou com a reportagem. “É bom que haja sinais do Brasil, do Presidente do Brasil e de sua equipe de que apoiam, em primeiro lugar, o cessar-fogo e a paz para o povo ucraniano. E o presidente Lula me disse que fará o possível para trazer a paz para mais perto da Ucrânia. Sou grato a ele por sua posição clara”, disse o presidente ucraniano.

Zelenski também deu sinais de que deseja um novo encontro em curto prazo com o brasileiro. “Nós realmente tivemos pouco tempo. Tivemos uma conversa de uma hora. Temos mais alguns tópicos sobre questões bilaterais, comércio, economia, e acho que continuaremos na próxima vez, talvez no mais breve prazo possível”, afirmou.

O encontro poderia ter ocorrido na última terça-feira, mas foi adiada por razões de agenda. Lula conversou com a presidente Dina Boluarte, do Peru, e fez uma visita institucional ao comando do jornal New York Times.

A bilateral é um pedido de Zelenski que busca apoio e interlocução junto a Lula para sensibilizar o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Andrii Sybiha, chanceler da Ucrânia, também indicou que o encontro foi positivo. “Reunião muito boa, muito promissora”, afirmou à reportagem.

O mesmo tom foi usado Andrii Yermak, chefe de gabinete do ucraniano: “Muito bom”.

Como o Estadão revelou, em maio, Zelenski pediu e Lula intercedeu em conversa com Putin no Kremlin para que o russo aceitasse se engajar em negociações por um cessar-fogo. A tentativa fracassou.

A relação entre Lula e Zelenski é marcada por críticas de lado a lado e desencontros com versões conflitantes. Eles não conseguiram duas vezes falar cara a cara em cúpulas do G-7, em 2023 e 2025.

A única reunião presencial entre eles ocorreu também na ONU, em 2023. Zelenski lembrou do encontro: “Tivemos uma boa conversa com o presidente Lula na última vez em que tivemos uma conversa tão ampla em Nova York, e foi há dois anos”.

Há um mês e meio, Zelenski tentava uma chamada telefônica com o petista. Ele não atendeu, embora tenha falado três vezes com Putin no período – duas por telefone e uma no Brics.

Scroll to Top