17 de novembro, terça-feira
Source: G1 | Original Published At: 2020-11-17 06:47:00 UTC
Key Points
- Ataque cibernético ao TSE com 436 mil conexões por segundo provenientes de Brasil, EUA e Nova Zelândia
- Instalação de geradores termelétricos no Amapá para restabelecer 100% da energia após apagão
- Brasil ultrapassa 166 mil mortes por Covid-19 com 16 estados e DF em alta de óbitos
- Participação de Bolsonaro na cúpula virtual do BRICS com membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, vê ação de ‘milícias digitais’ e pede que PF apure ataque aos sistemas da Justiça Eleitoral. Na pauta da conversa do podcast ‘O Assunto’, a eleição municipal para Bolsonaro — e a reorganização das forças políticas do país. Uma solução provisória para o Amapá: geradores termelétricos para retorno 100% da energia chegam ao estado. O Brasil ultrapassa 166 mil mortes por Covid; 16 estados e DF registram alta de óbitos.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, pediu à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito para apurar o ataque cibernético aos sistemas da Justiça Eleitoral no domingo (15), dia do primeiro turno das eleições municipais. O ministro pediu também à PF a investigação do vazamento de dados antigos, de mais de dez anos, de ex-ministros e ex-funcionários do tribunal.
“Assim que eles foram vazados, milícias digitais entraram imediatamente em ação tentando desacreditar o sistema. Há suspeita de articulação de grupos extremistas, que se empenham em desacreditar as instituições, clamam pela volta da ditadura. E muitos deles são investigados pelo Supremo Tribunal Federal”, declarou.
Entenda o caso: o ataque, denominado “negação de serviço com milhares de tentativas de acesso simultâneas”, consistiu de 436 mil conexões por segundo na manhã de domingo a fim de tentar derrubar o sistema do TSE. De acordo com o ministro, os disparos massivos foram provenientes de Brasil, Estados Unidos e Nova Zelândia.
Chegaram ao Amapá pelo Rio Amazonas nesta segunda-feira (16) balsas com geradores termelétricos – movidos à combustível – para instalação em subestações de Macapá e Santana. Os equipamentos buscam aumentar e atingir 100% da capacidade de fornecimento de energia ao estado, que sofre há duas semanas com um apagão que limita o fornecimento em 13 dos 16 municípios.
O Brasil registrou 256 mortes por Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 166.067 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes foi de 490, voltando a se aproximar da casa dos 500, indicando tendência de alta. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.876.740 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Estão em alta de óbitos 16 estados mais o Distrito Federal; veja a situação do seu estado.
O presidente Jair Bolsonaro participará da cúpula de líderes do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião está prevista para as 8h (horário de Brasília) e, em razão da pandemia do novo coronavírus, será por meio virtual, a exemplo do que aconteceu na Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.