✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Lavrov diz que Rússia se prepara para nova sabotagem dos EUA contra seus gasodutos

Lavrov diz que Rússia se prepara para nova sabotagem dos EUA contra seus gasodutos
Countries
Cooperation areas

Source: Brasil 247 | Original Published At: 2023-03-04 03:16:00 UTC

Key Points

  • Rússia anuncia medidas preventivas contra suposta sabotagem ocidental a gasodutos
  • Acusação direta aos EUA e Noruega pelo atentado ao Nord Stream em 2022
  • Crítica ao papel dos EUA na fragmentação das relações econômicas globais
  • Menciona China e Índia como parceiros energéticos confiáveis
  • Denúncia de instrumentalização do G20 para campanha anti-Rússia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira (03/03) que seu país está preparando medidas para evitar novos atos de sabotagem promovidos pelos Estados Unidos e aliados europeus contra seus gasodutos.

A declaração, manifestada em coletiva durante a cúpula de chanceleres do G20 realizada em Nova Délhi, capital da Índia, foi uma resposta a questão sobre o atentado contra o gasoduto Nord Stream, ocorrido em julho de 2022. Uma reportagem recente do jornalista norte-americano Seymour Hersh acusa os governos dos Estados Unidos e da Noruega de estarem por trás do atentado.

Para Lavrov, situações como a do Nord Stream evidenciam que os Estados Unidos ‘agem não só para tentar destruir a Rússia mas também para fazer da Europa um ator menor [no cenário internacional] e eliminar sua vantagem competitiva, cortando qualquer tipo de vínculo econômico entre a Rússia e a União Europeia’.

O chefe da diplomacia russa enfatizou que quando Washington declara um país como ameaça aos seus interesses nacionais o objetivo é destruir esse país. ‘Aconteceu com a Iugoslávia, a Líbia, o Iraque e a Síria, e agora é a vez da Rússia’.

Durante a reunião de chanceleres do G20, Lavrov foi incisivo ao acusar os Estados Unidos de tentar usar o evento para reunir mais apoio para sua campanha de desprestígio contra a Rússia.

‘Gostaria de pedir desculpas à presidência indiana e aos colegas dos países do Sul global pelo comportamento impróprio de várias delegações ocidentais que transformaram o trabalho na agenda do G20 em um circo, tentando transferir a responsabilidade por suas falhas na política econômica e outras, principalmente à Rússia’, protestou o funcionário do Kremlin.

Lavrov também acusou os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de se prestarem ‘ao vexaminoso papel de provocar uma ‘degradação’ dos princípios das relações econômicas, e buscando transformá-las em uma arma geopolítica’.

Segundo o chanceler russo, o Kremlin não confiará ’em nenhum parceiro do Ocidente, não permitiremos outra explosão de um gasodutos e tomaremos as medidas necessárias para que assim seja’.

O diplomata também assegurou que Moscou busca ‘fortalecer as relações com parceiros confiáveis’ em temas relacionados a políticas energéticas, e deu a entender que China e Índia, também membros dos BRICS [junto com Brasil, África do Sul e a própria Rússia] seriam dois desses parceiros.

Lavrov também usou a coletiva para cobrar novamente uma investigação rigorosa sobre as responsabilidades pela explosão do Nord Stream. ‘Pedimos essa investigação há semanas, e curiosamente ela foi rejeitada’, ironizou o chanceler.

滚动至顶部