Lula volta a defender criação de moeda única para os Brics
Source: CartaCapital | Original Published At: 2023-08-23 11:52:00 UTC
Key Points
- Lula defende moeda única para transações entre BRICS
- Objetivo: reduzir vulnerabilidade e dependência do dólar
- Moeda facilitaria pagamentos e investimentos entre membros
- Exemplos citados: euro e Franco CFA como modelos existentes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quarta-feira 23, a criação de uma moeda para transações entre os países membros do Brics – o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A declaração ocorreu durante o seu discurso na abertura da reunião do grupo, que acontece em Joanesburgo, na África do Sul.
“A criação de uma moeda para as transações comerciais e de investimento entre os membros do Brics aumentam as nossas opções de pagamento e reduzem nossas vulnerabilidades”, afirmou o presidente.
Para além da tentativa de fortalecimento do Brics, a criação de uma moeda única para o bloco teria como objetivo reduzir a dependência dos países-membros ao dólar. Algo, aliás, que já foi admitido por Lula.
O dólar norte-americano é, há décadas, o principal instrumento de reserva global de valor. Moedas únicas para blocos econômicos, porém, não são novidade: países europeus que fazem parte da União Europeia (UE), por exemplo, adotam o euro desde 2002. Outro exemplo de moeda única é o Franco CFA, que foi estabelecida nos anos 1940 e vale para negociações feitas entre mais de dez países africanos.