✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Argentina não vai aderir ao BRICS, diz candidata ao Ministério de Relações Exteriores

'Argentina não vai aderir ao BRICS', diz candidata ao Ministério de Relações Exteriores
Countries
Cooperation areas

Source: Brasil 247 | Original Published At: 2023-11-20 06:52:02 UTC

Key Points

  • Candidata argentina ao Ministério das Relações Exteriores, Diana Mondino, confirma que o país não aderirá ao BRICS em 2024
  • O presidente eleito Javier Milei defende política externa alinhada a EUA e Israel, rejeitando o bloco BRICS
  • Convites para novos membros do BRICS incluem Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita

Sputnik – A Argentina não ingressará no BRICS, disse à Sputnik Diana Mondino, candidata ao cargo de ministra das Relações Exteriores da Argentina, após a eleição presidencial.

“Não”, disse ela quando questionada se o país aderiria ao BRICS em 1º de janeiro de 2024. “Não sei por que existe tanto interesse nos BRICS”, acrescentou Mondino.

Neste domingo (19), o político de extrema direita Javier Milei venceu as eleições presidenciais na Argentina. Ele toma posse no dia 10 de dezembro. Milei defende a dolarização da economia e uma política externa orientada para Israel e os Estados Unidos. Ele também é contra a adesão ao BRICS.

Atualmente, o BRICS inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em Agosto, a cúpula do BRICS em Joanesburgo convidou a Argentina, o Egito, a Etiópia, o Irã, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita a tornarem-se membros de pleno direito do bloco a partir de 1º de Janeiro de 2024.

Scroll to Top