Argentina não vai entrar nos Brics, diz futura chanceler de Milei
Source: Portal iG | Original Published At: 2023-11-27 15:12:00 UTC
Key Points
- Argentina recusa adesão aos Brics sob novo governo Milei
- Chanceler argentina afirma que não há vantagens claras para o país
- País mantém relações comerciais com membros do Brics, mas evita alinhamento político
- Decisão contrasta com convite prévio durante cúpula de agosto de 2023
Reprodução Diana Mondino, futura chanceler do governo de Javier Milei
A Argentina não ingressará nos Brics, grupo atualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, informou o novo governo de Javier Milei.
A declaração foi dada por Diana Mondino, futura ministra das Relações Exteriores da Argentina, à margem de uma reunião com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, em Brasília, no último fim de semana.
“Até agora não vemos que vantagem a Argentina teria ao aderir ao Brics com todos os problemas que já temos. Já trabalhamos com todos esses países, mas não queremos nos alinhar politicamente com ninguém”, disse ela.
Na última cúpula do bloco, em agosto passado, em Joanesburgo, na África do Sul, foi dado um aval para a entrada de mais seis países, incluindo a Argentina.