Crusoé: “Brics ampliado nasce com 80% de autocracias”
Source: O Antagonista | Original Published At: 2024-01-01 20:09:29 UTC
Key Points
- Expansão do Brics para 10 membros com entrada de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã e Etiópia
- Argentina desiste da adesão após mudança política
- Análise do V-Dem indica que 80% dos membros são autocracias
- Brasil e África do Sul classificados como democracias eleitorais
- China, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos categorizados como autocracias fechadas
Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã e Etiópia passam a fazer parte do Brics (foto) nesta segunda, 1º, lembra Crusoé.
“Com isso, o bloco passa a contar com dez membros. Em alguns lugares, o grupo tem sido chamado de Brics 10. A Argentina, que estava cotada para entrar no bloco, desistiu após a eleição do presidente Javier Milei.
O Brics 10 nasce com uma maioria de ditaduras e autocracias. É o que se pode concluir após analisar como os dez membros se encaixam nas quatro categorias do V-Dem, o instituto que mede as democracias no mundo e fica em Gotemburgo, na Suécia.
Dos dez países do Brics 10, nenhum se encaixa na categoria de democracias liberais em que, além de eleições, há ampla liberdade de expressão e liberalismo econômico.
Na categoria das democracias eleitorais estão apenas Brasil e África do Sul. No time das autocracias eleitorais, em que regimes fechados realizam eleições protocolares, estão quatro países: Índia, Egito, Etiópia e Rússia. Entre as autocracias fechadas estão mais quatro: China, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.”