Em reunião com Dilma, Putin defende pagamento com moedas nacionais para reduzir ‘riscos políticos externos’
Source: O Globo | Original Published At: 2024-10-22 11:57:18 UTC
Key Points
- Putin propõe uso de moedas nacionais para reduzir dependência do dólar
- Dilma Rousseff apoia iniciativa durante reunião bilateral
- Rússia busca alternativas ao sistema SWIFT devido a sanções ocidentais
- Encontro ocorre antes da cúpula dos Brics em Kazan
O presidente da Rússia , Vladimir Putin , defendeu nesta terça-feira o aumento do comércio em moedas nacionais para minimizar os “riscos políticos externos” das operações lastradas no dólar, antes do início da reunião de cúpula dos Brics em Kazan. Putin apresentou à ideia durante uma reunião com a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD, também conhecido como Banco do Brics), Dilma Rousseff , que se mostrou favorável a ideia.
— Um aumento dos pagamentos em moedas nacionais torna possível minimizar os riscos políticos externos — disse Putin, o anfitrião do encontro dos países em desenvolvimento, durante a conversa com Dilma.
A ex-presidente brasileira demonstrou apoio à ideia de aumentar o comércio entre os países por meio de moedas nacionais durante o encontro com Putin. Além do mandatário russo, participaram da reunião a presidente do Banco Central Russo, Elvira Nabiulina, e do chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.
— No momento, os países do Sul Global têm uma grande necessidade de financiamento, mas as condições para obtê-lo são muito complicadas — afirmou Dilma, segundo suas declarações traduzidas para o russo.