✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Ataque terrorista em estatal aeroespacial mata quatro pessoas na Turquia

Ataque terrorista em estatal aeroespacial mata quatro pessoas na Turquia

Source: Itatiaia | Original Published At: 2024-10-23 17:23:00 UTC

Key Points

  • Ataque terrorista na sede da Indústria Aeroespacial Turca (TAI) em Ancara resultou em 4 mortos e 14 feridos.
  • Presidente turco Erdogan condenou o ataque durante participação na cúpula dos Brics na Rússia.
  • Nenhuma organização assumiu a responsabilidade; investigação foi aberta pelo Ministério da Justiça.
  • Imagens de vigilância mostram um suspeito armado com fuzil de assalto.
  • Solidariedade internacional: Otan e presidente russo Putin expressaram apoio à Turquia.
  • Contexto de tensões com o PKK e aumento das exportações da indústria de defesa turca.

Pelo menos quatro pessoas morreram e 14 ficaram feridas nesta quarta-feira (23) em um ataque terrorista em frente à sede das indústrias de defesa da Turquia, perto de Ancara. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, denunciou desde a cidade russa de Kazan, onde participou como convidado de uma cúpula dos Brics, um ataque motivado pelo ‘ódio’.

A televisão privada NTV informou que tiros foram disparados após uma explosão, que ocorreu por volta das 16h00 locais (10h00 no horário de Brasília), informando que um “grupo de terroristas” invadiu a entrada da sede da TAI e que “um deles se explodiu “. Nenhuma organização assumiu a responsabilidade pela operação. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que está na Rússia para participar da conferência do Brics, também falou em terrorismo.

O Ministério da Justiça anunciou a abertura de uma investigação. O jornal Sabah publicou em sua conta da rede X (antigo Twitter) uma imagem tirada das câmeras de vigilância da entrada do edifício, que mostra um jovem vestido de preto, carregando uma mochila e aparentemente armado com um fuzil de assalto, que descreve como “um dos terroristas que atacam a #TAI”.

Imagens de televisão mostram grandes chamas e uma fumaça branca em frente à entrada do local, situado a cerca de 40 km da capital. Vídeos divulgados pela agência de notícias Ihlas mostram terroristas saindo de um carro com fuzis e atirando em pessoas, que corriam para longe.

Serviços de emergência foram enviados ao local, segundo a agência de notícias turca Anadolu. Também não se sabe qual o motivo do ataque e quem estaria por trás.

O ataque aconteceu um dia depois que o líder do partido nacionalista de extrema-direita da Turquia, aliado a Erdogan, levantar a possibilidade de que o líder preso do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK –considerado uma organização terrorista pelo governo turco–, poderia ser libertado condicionalmente se renunciasse à violência e dissolvesse sua organização.

Solidariedade de Otan e de Putin

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou em uma mensagem na rede X (antigo Twitter) que conversou por telefone com o presidente turco sobre o “ataque terrorista”. “A minha mensagem foi muito clara: a Otan está com a Turquia”, disse Rutte.

Erdogan recebeu apoio direto do presidente russo, Vladimir Putin, com quem se reuniu em Kazan. “Condenamos qualquer ação desse tipo, qualquer que sejam suas motivações”, declarou Putin ao receber o mandatário turco.

Uma importante feira de setores de defesa e aeroespaciais ocorre nesta semana em Istambul, com a presença do presidente das Indústrias de Defesa, que assistiu, entre outros, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sibiga.

Nos primeiros oito meses de 2024, a receita das exportações das indústrias de defesa atingiu 3,7 bilhões de dólares (R$ 21,1 bilhões na cotação atual), um aumento de 9,8% em comparação ao mesmo período de 2023, segundo o presidente das indústrias de defesa turcas, Haluk Gorgun.

O último atentado registrado na Turquia, em uma igreja em Istambul em janeiro, deixou um morto e foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

Antes disso, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), em luta armada contra o governo, havia realizado um ataque contra uma delegacia em Ancara em outubro de 2023, que resultou em dois atacantes mortos e dois policiais feridos.

滚动至顶部