‘Fale manso comigo’, diz Lula sobre Donald Trump em Minas Gerais
Source: Correio Braziliense | Original Published At: 2025-03-11 17:02:00 UTC
Key Points
- Lula critica a postura agressiva de Trump e pede respeito nas relações internacionais.
- Tarifas dos EUA sobre aço brasileiro entram em vigor no dia 12/3.
- Trump ameaça taxar países do BRICS caso avancem em mecanismos de negociação sem dólar.
- Lula reafirma posição do Brasil como país que busca igualdade nas relações diplomáticas.
“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado”, disse Lula. – (crédito: Platobr)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou nesta terça-feira (11/3) contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante discurso em Minas Gerais, Lula afirmou que não adianta Trump “ficar gritando”, e pediu que o republicano “fale manso” com ele.
“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado. É assim que a gente vai governar esse país”, declarou o presidente Lula.
“Quero sair da Presidência entregando mais do que eu prometi nas eleições. O Brasil passou a ser um país respeitado. O Brasil não quer ser maior do que ninguém, mas o Brasil não aceita ser menor. Queremos ser iguais. Porque, sendo iguais, a gente aprende a se respeitar mutuamente”, acrescentou ainda.
Leia também: Tarifaço de Trump atinge aço brasileiro e deve causar prejuízos
Trump mudou política externa dos EUA
Trump adotou uma política externa mais agressiva após assumir o comando dos Estados Unidos, ameaçando invasões do Canadá, Groenlândia e Panamá, e aumentado as tarifas de importação. Uma das medidas afeta diretamente o Brasil, com taxa de 25% sobre o aço exportado para os EUA, que deve entrar em vigor amanhã (12).
Além disso, Trump também ameaçou taxar países do Brics, inclusive o Brasil, caso o bloco avance no seu objetivo de criar mecanismos para negociar internamente sem o uso do dólar, algo que o Brasil já se comprometeu a fazer, como presidente do bloco neste ano.
O petista participou nesta manhã da inauguração do novo centro de desenvolvimento de produtos de mobilidade híbrida-flex da Stellantins em Betim, Minas Gerais. O governador do estado, Romeu Zema (Novo), também participou, e os dois líderes também trocaram farpas em cima do palanque.