✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Rússia anuncia cessar-fogo temporário de três dias

Rússia anuncia cessar-fogo temporário de três dias

Source: Público | Original Published At: 2025-04-28 11:39:44 UTC

Key Points

  • Rússia anuncia cessar-fogo temporário de 8 a 10 de Maio por razões humanitárias
  • Coincide com o 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial
  • Rússia exige reconhecimento das regiões ocupadas e abandono da candidatura ucraniana à NATO
  • Sergei Lavrov participa na reunião do BRICS no Rio de Janeiro
  • Ucrânia acusada de falta de vontade política para a paz

O Kremlin anunciou, esta segunda-feira, um cessar-fogo temporário de três dias com a Ucrânia, de 8 a 10 de Maio – que coincide com o dia do 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, que se assinala no dia 9 de Maio na Rússia.

“Por razões humanitárias, pela ocasião do 80.º aniversário da Vitória [russa contra a Alemanha nazi], a partir da meia-noite entre o dia 7 e 8 de Maio e até à meia-noite do dia 10 para 11 de Maio, o lado russo anuncia um cessar-fogo”, indicou o Kremlin em comunicado, sublinhando que foi uma “decisão do Presidente russo”.

A Rússia apela à Ucrânia que se junte ao cessar-fogo, mas promete “resposta adequada e rápida” em “caso de violação” por parte de Kiev, avisou Vladimir Putin. No mesmo comunicado, repetiram ainda que a Rússia está preparada para “as negociações de paz sem condições”.

É uma mensagem que tem sido repetida várias vezes ao longo dos últimos dias — mas, na verdade, há condições. Sergei Lavrov, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, lembra-as, numa entrevista ao jornal brasileiro O Globo: “É imperativo” que as cinco regiões ucranianas ocupadas por Moscovo sejam reconhecidas como parte da Rússia. Este conjunto inclui a Crimeia, ocupada desde 2014. Além disso, a Ucrânia deve abandonar as suas ambições de fazer parte da NATO.

O chefe da diplomacia russa, que participa na reunião do grupo Brics que acontece no Rio de Janeiro entre segunda e terça-feira, afirma que as conversas com a Administração Trump foram “positivas” e que os “interlocutores norte-americanos começaram a entender melhor” a posição da Rússia sobre o conflito.

“Esperamos que isso os ajude no diálogo com Kiev e com países europeus individuais”, acrescentou Lavrov. Entre críticas a países da União Europeia pelo apoio a Kiev — “qualquer resultado diferente da derrota incondicional de Moscovo é visto em Bruxelas como uma perda geopolítica” —, Lavrov diz que “a bola não está” do seu lado. “Até agora, Kiev não demonstrou a sua capacidade de negociação”, acusa, apontando o dedo especificamente a Zelensky, que diz ter mostrado “falta de vontade política para a paz”.

Vladimir Putin também anunciou um cessar-fogo para a celebração da Páscoa, entre 19 e 20 de Abril – no entanto, os dois lados falam de violações mútuas dessas tréguas.

Scroll to Top