✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Países do Brics criticam, de forma unânime, aumento de medidas protecionistas no comércio global, diz Mauro Vieira

Países do Brics criticam, de forma unânime, aumento de medidas protecionistas no comércio global, diz Mauro Vieira
Countries

Source: G1 | Original Published At: 2025-04-29 18:15:35 UTC

Key Points

  • Condenação unânime ao terrorismo em todas as formas
  • Rejeição de associação entre terrorismo e religião/nacionalidade
  • Responsabilidade estatal primária no combate ao terrorismo
  • Apelo por conformidade com direito internacional humanitário
  • Fortalecimento da cooperação antiterrorista do BRICS
  • Demandas por adoção de convenção global contra terrorismo

29. Os Ministros expressaram forte condenação a quaisquer atos de terrorismo, considerados criminosos e injustificáveis, independentemente de sua motivação, quando, onde e por quem quer que os tenha cometido. Eles condenaram nos mais fortes termos o ataque terrorista em Jammu e Caxemira em 22 de abril de 2025, durante o qual pelo menos 26 pessoas foram mortas e muitas mais ficaram feridas.

Reafirmaram o compromisso de combater o terrorismo em todas as suas formas e manifestações, incluindo o movimento transfronteiriço de terroristas, o financiamento do terrorismo e os santuários para terroristas. Reiteraram que o terrorismo não deve ser associado a nenhuma religião, nacionalidade, civilização ou grupo étnico e que todos os envolvidos em atividades terroristas e em seu apoio devem ser responsabilizados e levados à justiça de acordo com os termos relevantes do direito nacional e internacional.

Os Ministros instaram a garantia de tolerância zero com o terrorismo e rejeitaram a adoção de duplos padrões no combate ao terrorismo. Enfatizaram a responsabilidade primária dos estados no combate ao terrorismo e que os esforços globais para prevenir e enfrentar ameaças terroristas devem estar plenamente em conformidade com suas obrigações sob o direito internacional, incluindo a Carta das Nações Unidas, em especial seus Propósitos e Princípios, bem como os tratados e protocolos internacionais pertinentes, em particular o direito internacional dos direitos humanos, o direito internacional dos refugiados e o direito internacional humanitário, conforme aplicável.

Saudaram as atividades do Grupo de Trabalho de Contraterrorismo do BRICS (CTWG) e seus cinco subgrupos com base na Estratégia de Contraterrorismo do BRICS, no Plano de Ação de Contraterrorismo do BRICS e no documento de posição do CTWG. Eles também demonstraram expectativa de aprofundar ainda mais a cooperação antiterrorista. Os Ministros pediram uma rápida finalização e adoção da Convenção Abrangente sobre Terrorismo Internacional no âmbito das Nações Unidas.

Os Ministros exortaram ações concertadas contra todas as entidades terroristas e terroristas designados pela ONU.

Scroll to Top