Lula reforça apoio à Indonésia após tarifa de 32% imposta por Trump
Source: Poder360 | Original Published At: 2025-07-09 17:48:46 UTC
Key Points
- Lula e Prabowo Subianto reforçam aliança contra tarifas comerciais dos EUA
- Brasil apoia entrada da Indonésia no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS
- Críticas a políticas que 'aprofundam assimetria entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento'
- Contexto de tensões comerciais com os EUA após ameaças de Trump sobre taxações a países do BRICS
Ao lado do presidente do país asiático, o petista evitou citar o nome do presidente dos EUA, mas criticou medidas que ‘desequilibram o comércio e aprofunda a assimetria entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta 4ª feira (9.jul.2025) que o Brasil e a Indonésia se opõem a classificações arbitrárias que ‘desequilibram o comércio e aprofunda a assimetria entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento’.
O país asiático, comandado por Prabowo Subianto, entrou na lista dos que receberão grandes taxações dos Estados Unidos. A partir de 1º de agosto, pagarão tarifas de 32% sobre as importações norte-americanas.
Lula evitou citar nominalmente o presidente dos EUA (Estados Unidos), Donald Trump (republicano). Na 3ª feira (9.jul), o norte-americano declarou que os países alinhados aos Brics receberão a tarifa ’em breve’. Ele diz que o bloco tenta ‘destruir o dólar para que outro país assuma a posição e torne sua moeda o novo padrão’.
O chefe do Executivo brasileiro defendeu a entrada da Indonésia no NBD (Novo Banco de Desenvolvimento). ‘O Brasil apoia a entrada da Indonésia no Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, que tem suprido importantes lacunas de financiamento no Sul Global’, falou.