✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Lula e primeiro-ministro da Índia conversam sobre tarifas de Trump e defendem multilateralismo, diz Planalto

Source: O Globo | Original Published At: 2025-08-07 16:18:12 UTC

Key Points

  • Lula e Modi discutiram tarifas unilaterais impostas por Trump, afetando Brasil e Índia
  • Defesa do multilateralismo e cooperação econômica entre Brasil e Índia
  • Planejamento de visita de Estado de Lula à Índia em 2025 e missão prévia de Alckmin
  • Meta de ampliar comércio bilateral para US$ 20 bilhões até 2030
  • Integração entre sistemas de pagamento Pix (Brasil) e UPI (Índia)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira por telefone com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi , um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor tarifa adicional de 25% à Índia , elevando a sobretaxa para 50%. Com isso, a sanção tarifária da Índia imposta aos Estados Unidos se iguala à do Brasil. Na conversa, os dois presidentes conversaram sobre as tarifas e defenderam o multilateralismo.

Segundo o governo brasileiro, a conversa durou cerca de uma hora. “Os líderes discutiram o cenário econômico internacional e a imposição de tarifas unilaterais. Brasil e Índia são, até o momento, os dois países mais afetados. Ambos reafirmaram a importância em defender o multilateralismo e a necessidade de fazer frente aos desafios da conjuntura, e explorar possibilidades de maior integração entre os dois países”, afirma a nota divulgada pelo Planalto.

Ainda de acordo com o governo brasileiro, Lula confirmou que fará uma visita de Estado à Índia no início do próximo ano. Como preparação para a visita, o vice-presidente Geraldo Alckmin irá à Índia em outubro para reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio.

“A delegação contará com ministros e empresários brasileiros para tratar de cooperação na área comercial, de defesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital”, afirma a nota.

Lula e Modi também trocaram informações sobre o Pix e o sistema de pagamento indiano, o UPI indiana, de acordo com a nota do Planalto. Os dois presidentes ainda recordam a meta de ampliar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030. “Para isso, concordaram em ampliar a cobertura do acordo entre Mercosul e Índia”, diz a nota brasileira.

“Os dois líderes trocaram opiniões sobre diversas questões regionais e globais de interesse mútuo”, afirmou o gabinete de Modi no comunicado, sem mencionar explicitamente Trump ou suas tarifas.

Scroll to Top