✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Líderes do Brics conversam sobre tarifaço e guerras em reunião virtual

Líderes do Brics conversam sobre tarifaço e guerras em reunião virtual
Countries

Source: Agência Brasil | Original Published At: 2025-09-08 12:22:00 UTC

Key Points

  • Reunião virtual dos líderes do Brics para discutir tarifas dos EUA e conflitos globais
  • Coordenação de estratégias multilaterais contra política protecionista dos EUA
  • Proposta de uso de moedas nacionais e mecanismos alternativos de comércio
  • Discussão sobre guerras na Ucrânia e Faixa de Gaza
  • Convite de Lula para a COP30 no Brasil em 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, na manhã desta segunda-feira (8), de reunião virtual com líderes dos países membros do Brics.

A cúpula foi organizada pelo Brasil, que está na presidência rotativa do bloco de países emergentes, com o objetivo de coordenar estratégias centradas no multilateralismo, em meio à nova política dos Estados Unidos de elevar as tarifas contra parceiros comerciais.

O fortalecimento de acordos e o uso de moedas nacionais e mecanismos alternativos de comércio devem ser discutidos, bem como as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza e a necessidade de reformas nas instituições de governança global.

Lula ainda deve reforçar o convite aos líderes para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém, em novembro próximo.

O tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump tenta reverter a relativa perda de competitividade da economia do país norte-americano para a China nas últimas décadas.

Especialistas consultados pela Agência Brasil avaliam que a medida do governo estadunidense também é uma chantagem política com objetivo de atingir o Brics, já que o grupo de potências do Sul Global tem sido encarado por Washington como uma ameaça à hegemonia dos Estados Unidos no mundo, em especial, devido à proposta de substituir o dólar nas trocas comerciais.

A reunião extraordinária de hoje ocorre dois meses após a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, momento em que Trump voltou a ameaçar os países que se alinhassem às políticas do bloco.

O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China – que são os países fundadores –, África do Sul – que integrou o bloco logo após a criação –, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

Scroll to Top