‘Lula vai fazer de tudo pela paz na Ucrânia’, diz Zelenski após reunião com presidente brasileiro
Source: Estadão | Original Published At: 2025-09-24 17:54:43 UTC
Key Points
- Zelenski agradece posição de Lula sobre cessar-fogo na Ucrânia
- Líderes ucraniano e brasileiro planejam novo encontro para discutir comércio e economia
- Lula intermediou conversa com Putin em maio que não resultou em negociações de paz
- Relação entre Lula e Zelenski tem sido marcada por dificuldades de comunicação
ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira, 24, com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, nas Nações Unidas, em Nova York.
Na saída da reunião, Zelenski falou com a reportagem. “É bom que haja sinais do Brasil, do Presidente do Brasil e de sua equipe de que apoiam, em primeiro lugar, o cessar-fogo e a paz para o povo ucraniano. E o presidente Lula me disse que fará o possível para trazer a paz para mais perto da Ucrânia. Sou grato a ele por sua posição clara”, disse o presidente ucraniano.
Zelenski também deu sinais de que deseja um novo encontro em curto prazo com o brasileiro. “Nós realmente tivemos pouco tempo. Tivemos uma conversa de uma hora. Temos mais alguns tópicos sobre questões bilaterais, comércio, economia, e acho que continuaremos na próxima vez, talvez no mais breve prazo possível”, afirmou.
O encontro poderia ter ocorrido na última terça-feira, mas foi adiada por razões de agenda. Lula conversou com a presidente Dina Boluarte, do Peru, e fez uma visita institucional ao comando do jornal New York Times.
A bilateral é um pedido de Zelenski que busca apoio e interlocução junto a Lula para sensibilizar o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Andrii Sybiha, chanceler da Ucrânia, também indicou que o encontro foi positivo. “Reunião muito boa, muito promissora”, afirmou à reportagem.
O mesmo tom foi usado Andrii Yermak, chefe de gabinete do ucraniano: “Muito bom”.
Como o Estadão revelou, em maio, Zelenski pediu e Lula intercedeu em conversa com Putin no Kremlin para que o russo aceitasse se engajar em negociações por um cessar-fogo. A tentativa fracassou.
A relação entre Lula e Zelenski é marcada por críticas de lado a lado e desencontros com versões conflitantes. Eles não conseguiram duas vezes falar cara a cara em cúpulas do G-7, em 2023 e 2025.
A única reunião presencial entre eles ocorreu também na ONU, em 2023. Zelenski lembrou do encontro: “Tivemos uma boa conversa com o presidente Lula na última vez em que tivemos uma conversa tão ampla em Nova York, e foi há dois anos”.
Há um mês e meio, Zelenski tentava uma chamada telefônica com o petista. Ele não atendeu, embora tenha falado três vezes com Putin no período – duas por telefone e uma no Brics.