Quem esteve ao lado de Mauro Vieira na reunião com Rubio nos EUA
Source: CartaCapital | Original Published At: 2025-10-16 22:10:00 UTC
Key Points
- Reunião entre Mauro Vieira e Marco Rubio na Casa Branca durou mais de uma hora
- Participantes incluíram equipes técnicas e diplomatas brasileiros especializados em clima, energia e relações econômicas
- Destaque para o papel de sherpa do Brasil no BRICS exercido por Mauricio Lyrio
- Presença de diplomatas com histórico em questões comerciais e ambientais
A reunião desta quinta-feira 16 na Casa Branca entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, se dividiu em duas partes. Ao todo, o encontro durou pouco mais de uma hora.
Na primeira etapa, de aproximadamente 20 minutos, participaram apenas Vieira e Rubio. Na sequência, juntaram-se equipes dos dois governos. Pelo lado brasileiro, além de assessores do Itamaraty, estiveram com o chanceler a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e os embaixadores Mauricio Carvalho Lyrio e Philip Gough.
Lyrio é secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e sherpa do Brasil no BRICS — no bloco, os sherpas são os diplomatas responsáveis por encaminhar as discussões e as negociações de seus países até a cúpula final.
Gough assumiu em maio deste ano a Secretaria de Assuntos Econômicos e Financeiros do MRE. Já chefiou o setor de Política Comercial da Embaixada do Brasil nos Estados Unidos (2009-2010) e a área de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil nos EUA (2010-2012). Também foi ministro-conselheiro da Missão do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York (2016-2021).
Viotti foi representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York (2007-2013), embaixadora em Berlim (2013-2016), subsecretária-geral da Ásia e do Pacífico (2016-2017) e chefe de Gabinete do Secretário-Geral da ONU (2017-2021).