✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Festa de Lula tem traje típico, ‘Garota de Ipanema’, dança de Janja e de presidente da Indonésia

Festa de Lula tem traje típico, ‘Garota de Ipanema’, dança de Janja e de presidente da Indonésia
Countries
Cooperation areas

Source: Estadão | Original Published At: 2025-10-23 16:15:55 UTC

Key Points

  • Celebration of Lula's birthday in Jakarta hosted by Indonesian President Prabowo Subianto
  • Brazilian business leaders from JBS, Marfrig, Vale, and Embraer attended the event
  • Cultural exchange elements included traditional Indonesian attire, music, and dance
  • Emphasis on strengthening Brazil-Indonesia bilateral relations and Global South cooperation

ENVIADO ESPECIAL A JACARTA – Durou cerca de duas horas a celebração de aniversário antecipada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio Presidencial Merdeka, em Jacarta, capital da Indonésia. Lula foi convidado para uma festa em sua homenagem pelo anfitrião, o presidente e ex-oficial militar Prabowo Subianto.

Oficialmente, tratou-se de um banquete de Estado. Mas era uma cerimônia conjunta para interação bastante pessoal entre eles na noite desta terça-feira, dia 23, uma data intermediária entre o aniversário de ambos.

Exceto o chanceler Mauro Vieira, as demais autoridades vestiram a camisa no estilo indonésio, assim como empresários convidados, entre eles Joesley Batista, da JBS.

O executivo e seu irmão, Wesley Batista (de terno), estiveram presentes, assim como José Carlos Grubisich, que vai assumir operações da empresa e o escritório em Jacarta.

Trajaram o estilo local o fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert, o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e os ministro Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Silveira (Minas e Energia), e o secretário-executivo Márcio Elias Rosa (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Também estiveram presentes nomes do setor privado brasileiro e indonésio, entre eles José Serrador (Embraer), Marcos Molina (Marfrig) e Kennedy Alencar (Vale), empresas com presença na Indonésia. O setor de carnes também se fez presente por meio de Roberto Perosa (Abiec), que antes promoveu um jantar aos participantes do fórum empresarial.

Entre sopas e peixe (uma garoupa), os comensais brindaram em homenagem aos dois presidentes, ao som de corais que cantaram músicas locais e clássicos como “Garota de Ipanema”. Os músicos intercalaram as canções, inclusive em português.

Lula não arriscou passos, mas a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, dançou, assim como o presidente Subianto. Servidores do governo indonésio pediram que convidados apagassem vídeos de descontração do momento.

Dançarinas passaram entre as mesas com leques e dançando ao redor. Um

O “Parabéns Pra Você” foi em inglês, e ambos cortaram um bolo de chocolate, decorado com morangos e macarons. Participaram embaixadores do Brics e da América Latina que servem em Jacarta. Os dois fizeram discursos de agradecimento pela recepção e ressaltaram o papel do Sul Global.

滚动至顶部