Lula brinca com Paes sobre pedidos para o Rio: ‘Pega dinheiro todo dia e quer que eu devolva a capital’
Source: O Globo | Original Published At: 2025-02-11 15:15:14 UTC
Key Points
- Lula ironiza pedido de Paes para tornar o Rio capital honorária do Brasil
- Paes propõe decreto presidencial para reconhecimento da capitalidade honorária durante cúpula do BRICS em julho
- Governo federal promove encontro com prefeitos para divulgar ações do terceiro mandato de Lula
- Evento busca fortalecer pacto federativo e discutir políticas de desenvolvimento regional
- Lula enfrenta queda na popularidade e inicia estratégia de recuperação de imagem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que pediu que a cidade seja transformada em “capital honorária” do país .
—A coisa mais importante é que eu atendo tantos prefeitos que o Eduardo Paes além de pegar dinheiro todo dia quer que eu devolva ao Rio a capital do país. Estamos com uma disputa aí que não sei como a gente vai resolver isso.
Como mostrou O GLOBO, Paes formalizará um pedido a Lula para que, por decreto, o Rio seja reconhecido oficialmente como capital honorária do Brasil e cidade federal. Paes sugere, também, que o ato presidencial seja assinado em julho, durante o encontro de cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o próximo evento internacional a ser sediado no município.
Encontro com prefeitos
Lula participa nesta terça-feira da abertura do Encontro com Prefeitos, em Brasília. O evento, promovido pelo governo federal, vai até quinta-feira e busca divulgar ações pouco conhecidas do terceiro mandato do petista.
O encontro acontece duas semanas após uma pesquisa Quaest mostrar que a desaprovação ao governo Lula ultrapassou pela primeira vez a aprovação.
Gestores municipais de todo o país estão presentes. O governo pretende usar o evento para aproximar os prefeitos das ações federais mal divulgadas à população.
Serão mais de 170 atividades simultâneas para o prefeitos, com foco em orientações relativas a programas da gestão Lula e recursos disponíveis, informações técnicas, administrativas e financeiras sobre os municípios, debates sobre o enfrentamento de questões climáticos e eventos extremos e políticas de integração e desenvolvimento regional.
Em gesto aos prefeitos, o presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou no evento que vai instalar a comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que refinancia as dívidas dos municípios.
— Reafirmo meu compromisso de dar andamento aos debates de interesse dos municípios. A presidência da Câmara dos Deputados vai fazer reunião para instalação da Comissão da PEC 66 — disse Motta.
Também presente ao evento, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), acrescentou que os prefeitos podem contar com o apoio do Congresso:
— É essencial que os gestores que assumem mandato neste ano tenham a certeza que contarão com o Congresso. É nossa responsabilidade trabalharmos conjuntamente no aperfeiçoamento do Pacto Federativo.
Estratégia de Lula
Diante do momento mais difícil do seu terceiro mandato em relação à popularidade, Lula deu a largada na última semana a um roteiro de viagens que visa reverter a curva negativa em sua aprovação e apresentar resultados obtidos pelo governo com foco em 2026.