✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Brasil anuncia Indonésia como membro pleno do Brics

Source: Valor Econômico | Original Published At: 2025-01-06 19:20:35 UTC

Key Points

  • Indonésia torna-se membro pleno do Brics aprovada na Cúpula de Joanesburgo (2023) e formalizada em 2025
  • Brasil assume presidência do Brics em 2025 com foco em cooperação do Sul Global e reforma da governança global
  • Prioridades incluem facilitação comercial, governança de IA, financiamento climático, saúde pública e fortalecimento institucional
  • Outros novos membros em 2025: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Irã e Etiópia
  • Cúpula de 2025 ocorrerá no Rio de Janeiro com mais de 100 reuniões preparatórias

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta segunda-feira (06) a entrada oficial da Indonésia como membro pleno do Brics . O Brasil assumiu a presidência do grupo de países emergentes em 1º de janeiro.

De acordo com o Itamaraty, a adesão da Indonésia foi aprovada na Cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023, e formalizada após a formação do novo governo do país, que aguardou a conclusão das eleições presidenciais em 2024 para confirmar o interesse.

“A Indonésia partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do Brics”, informou o governo brasileiro em nota.

O lema da presidência do Brasil no Brics é “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. O trabalho terá dois focos principais de atuação: cooperação do Sul Global e reforma da governança global.

O Brasil estabeleceu cinco prioridades para os debates do Brics em 2025: facilitação do comércio e investimentos entre os países do agrupamento, por meio do desenvolvimento de meios de pagamento; promoção da governança inclusiva e responsável da inteligência artificial para o desenvolvimento; aprimoramento das estruturas de financiamento para enfrentar as mudanças climáticas, em diálogo com a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025); estímulo aos projetos de cooperação entre países do Sul Global, com foco em saúde pública; e fortalecimento institucional do Brics.

Formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brics contará ainda com Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Irã e Etiópia este ano.

A Cúpula do Brics, que reúne os chefes de Estado, está prevista inicialmente para o mês de julho, no Rio de Janeiro. Antes disso, devem ser realizadas mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho com representantes dos países-membros para debater as prioridades da presidência do turno.

滚动至顶部