Lula quer adotar modelo digital indiano contra big techs
Source: Poder360 | Original Published At: 2025-07-09 01:00:45 UTC
Key Points
- Lula propõe cooperação com a Índia para adotar modelo digital baseado em dados abertos
- Modelo indiano visa combater concentração de poder das big techs
- Criação de centro de excelência bilateral para adaptar infraestrutura digital
- Declaração do Brics defende regulação soberana de IA e proteção de direitos autorais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 3ª feira (8.jul.2025) que o Brasil pretende adotar o modelo indiano de infraestrutura digital pública como alternativa à concentração de poder das grandes empresas de tecnologia. A declaração foi dada ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, depois de reunião bilateral no Palácio da Alvorada, em Brasília.
O petista recebeu Modi na residência oficial da Presidência 1 dia depois do encerramento da cúpula do Brics, no Rio.
Segundo Lula, o sistema digital da Índia, baseado em dados, códigos e modelos abertos, se contrapõe à “dinâmica concentradora de empresas privadas”. Ele propôs a criação de um centro de “excelência” em parceria com o governo indiano para adaptar essa estrutura ao contexto brasileiro.
A fala é um recado às big techs dos Estados Unidos e se dá 1 dia depois do encerramento da 17ª Cúpula do Brics, que publicou um documento específico sobre regulação dessas plataformas.
Na declaração, o bloco defendeu o direito de cada país estabelecer seus próprios marcos regulatórios sobre inteligência artificial e cobrou mecanismos de proteção aos direitos autorais diante do uso de obras por sistemas de IA generativa. Leia a íntegra da declaração sobre as big techs (PDF – 216 kB).
O posicionamento do grupo representou um contraponto direto às pressões dos Estados Unidos contra legislações que afetam os interesses de empresas de tecnologia, como a Meta, o Google e a OpenAI.