✨ Fudan New IOGG Program Open!

2nd Round closes in Loading... !
View Details

Em reunião com Dilma, Putin defende pagamento com moedas nacionais para reduzir ‘riscos políticos externos’

Em reunião com Dilma, Putin defende pagamento com moedas nacionais para reduzir 'riscos políticos externos'
Cooperation areas

Source: O Globo | Original Published At: 2024-10-22 11:57:18 UTC

Key Points

  • Putin propõe uso de moedas nacionais para reduzir dependência do dólar
  • Dilma Rousseff apoia iniciativa durante reunião bilateral
  • Rússia busca alternativas ao sistema SWIFT devido a sanções ocidentais
  • Encontro ocorre antes da cúpula dos Brics em Kazan

O presidente da Rússia , Vladimir Putin , defendeu nesta terça-feira o aumento do comércio em moedas nacionais para minimizar os “riscos políticos externos” das operações lastradas no dólar, antes do início da reunião de cúpula dos Brics em Kazan. Putin apresentou à ideia durante uma reunião com a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD, também conhecido como Banco do Brics), Dilma Rousseff , que se mostrou favorável a ideia.

— Um aumento dos pagamentos em moedas nacionais torna possível minimizar os riscos políticos externos — disse Putin, o anfitrião do encontro dos países em desenvolvimento, durante a conversa com Dilma.

A ex-presidente brasileira demonstrou apoio à ideia de aumentar o comércio entre os países por meio de moedas nacionais durante o encontro com Putin. Além do mandatário russo, participaram da reunião a presidente do Banco Central Russo, Elvira Nabiulina, e do chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.

— No momento, os países do Sul Global têm uma grande necessidade de financiamento, mas as condições para obtê-lo são muito complicadas — afirmou Dilma, segundo suas declarações traduzidas para o russo.

Scroll to Top