FAB aciona caças e intercepta três aviões durante Cúpula do Brics
Source: Gazeta do Povo | Original Published At: 2025-07-06 19:44:00 UTC
Key Points
- Interceptação de três aeronaves durante a 17ª Cúpula do Brics no Rio de Janeiro.
- Operação envolveu caças A-29 Super Tucano e F-5M armados com mísseis.
- Áreas de exclusão aérea de até 150 km foram estabelecidas ao redor do Museu de Arte Moderna (MAM).
- Protocolo de segurança similar ao do G20, incluindo bloqueios terrestres e suspensão de tráfego aéreo no Santos Dumont.
A Força Aérea Brasileira interceptou, entre sábado (5) e domingo (6), três aeronaves que violaram áreas de exclusão aérea durante a 17ª Cúpula do Brics (Foto: Divulgação/FAB ). A operação faz parte do esquema de segurança intensificado devido à presença de chefes de Estado e governo de mais de 20 países.
Duas aeronaves foram abordadas por caças A-29 Super Tucano para checagem de dados de voo e autorizações. Segundo a FAB, ambas obedeceram às orientações e deixaram a zona restrita sob escolta. A terceira ocorrência envolveu um helicóptero que fazia tráfego irregular e, ao ser interceptado visualmente por um caça, abandonou a área restrita e pousou em um local isolado. A posição da aeronave foi informada às forças de segurança em terra.
As restrições fazem parte de uma operação conjunta liderada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que incluiu a ativação de áreas de exclusão de até 150 km ao redor do Museu de Arte Moderna (MAM), sede da cúpula. Nessas zonas, estão proibidos voos de instrução, acrobáticos, agrícolas, turísticos, drones e parapentes.
Durante toda a operação, uma aeronave E-99 garantiu a vigilância eletrônica e o controle do tráfego aéreo, enquanto caças F-5M armados com mísseis patrulhavam a região. A inclusão de mísseis reais no monitoramento aéreo é uma novidade adotada pela FAB, com o objetivo de reduzir o tempo de reação diante de possíveis ameaças.
A operação de segurança aérea durante a Cúpula do Brics segue o mesmo protocolo empregado durante o G20 e conta com apoio de snipers, bloqueios terrestres e suspensão temporária do tráfego aéreo no aeroporto Santos Dumont, que ficará fechado nos dias de programação principal. Os voos comerciais serão redirecionados ao aeroporto internacional do Galeão.